quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PASSAR O BASTÃO

a Historia da Igreja é uma historia de missões. Ao longo dos séculos , aqui e ali, Jesus Cristo chama e envia seus servidores para anunciar a Boa Nova e acender a esperança nos corações. por onde eles passarem, serão a certeza de que Deus continua a acompanhar a humanidade.
Mergulhados nas contigências do tempo e do espaço, os servidores da Igreja seguem os impulsos do Espirito que impele ou impede(cf at 16, 6-9), seja por via direta seja por mediação humana da hierarquia. Quando aceitaramo chamado do Senhor eles sabiam que estavam abrindo mão de sua vontade própria , a exemplo de Maria de Nazaré diante da proposta de Gabriel.
Naturalmente, as preferências pessoais e as intenções pragmáticas devem apagar-se diante de cada chamado de Deus. na prática, nem sempre as comunidades entendem as mudanças e transferências dos servidores de Deus. Chegando ao ponto de propor abaixo-assinados ou formar comissões locais para pressionar os superiores dos institutos diocesanos. Tal comportamento particularista não leva em conta as intenções de Deus e as necessidades da Igreja . Um coração realmente "católico"procura sempre o bem e ultrapassa os interesses particulares.

Vale lembrar os ensinamentos de Madre Teresa de Calcutá: Por mais bonito que seja o seu trabalho, seja desapegado dele , pronto até a abandona-lo. Enquanto você está fazendo bem num determinado lugar, a obediência pode chama-lo para outro lugar. Esteja pronto para partir. O trabalho não é seu. Você está trabalhando pra Jesus.

E- claro- a pronta obediência do servidor ensina ao povo muito mais que todos os sermões e trabalhos realizados por ele no tempo em que esteve conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário