segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Maria: contemplativa na ação

O grande ideal de Santo Inácio de Loyola era de que todos aqueles e aquelas que experimentassem seus Exercícios Espirituais se tornassem contemplativos na ação, ou seja, ver em tudo e em todos, a presença de Deus e, a todos, amar e servir.
Presença marcante na vida de Inácio, Maria foi exemplo da prática de contemplar na ação. Em diversos momentos dos Exercícios, veremos Inácio fazer referência à Mãe de Jesus: nos mistérios da vida de Cristo, desde a Encarnação até a Ressurreição do Senhor, onde o Santo nos faz imaginar uma primeira aparição de Jesus à Sua Mãe, antes mesmo das demais aparições que os Evangelhos nos contam. Diz o texto dos Exercícios:
“Apareceu primeiro à Virgem Maria, o que embora não esteja expresso na Sagrada Escritura, se subentende quando diz que apareceu a muitos outros. Porque a Escritura supõe que somos inteligentes, como está escrito: ‘Também vós não tendes ainda entendimento?’” [EE 299]
Para Inácio, o amor de Jesus por Sua Mãe aliado ao merecimento daquela que mais sofreu com Sua morte, deve nos levar a crer que houve um momento especial de encontro entre Maria e seu Filho já ressuscitado. Poderíamos nos deleitar imaginando aquele encontro: tanta coisa que foi dita, tantos abraços e carinhos, a troca de olhares daqueles que entendem a missão que Deus lhes confiara e sentem-se, agora, vitoriosos por vencer a morte.
Mas, não é só pelo relato deste momento que Maria é tão especial para aqueles que fazem a trajetória dos Exercícios Espirituais. Encontraremos sua pessoa presente na história da Salvação, escrita através da vida de Jesus Cristo, desde o momento da Encarnação do Senhor. Vemos Maria, menina ainda, tentando entender as palavras do anjo, mas certa de que deveria fazer a vontade de Seu Senhor. Na gruta de Belém, iremos vê-La meditando os acontecimentos em Seu coração. Em Cana, é capaz de perceber a necessidade do outro e antecipá-La ao Filho. Na cruz, encontraremos Seu silêncio e resignação.
Nos vários encontros entre Maria, Jesus e os demais personagens que compõem a história humana do Filho de Deus descobriremos na Mãe do Senhor, um coração humano, atento à vontade do Pai, buscando compreender Seus caminhos e atuante em direção ao outro, sabedor que a vontade de Deus é o amor entre seus filhos.
A vida de Maria é, pois, uma trajetória de contemplação, discernimento e ação, tal como Inácio de Loyola nos exortará a viver, séculos depois. Por isso, caminhar com Maria nos Exercícios Espirituais é uma graça e uma honra. E ao celebrarmos a festa de Inácio de Loyola, podemos pedir à Mãe Intercessora que nos conduza no caminho trilhado por Seu Filho, para que possamos também amá-Lo e servi-Lo

Fonte: http://amaivos.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário